Tutorial WHM

A Primeira coisa que deve fazer e criar seus planos (pacotes) de hospedagem.

Por favor, quando for criar contas de seus clientes não fique criando e deletando, pois isto sobrecarrega o servidor Apache, acarretando sérios problemas.

No momento de criar uma nova conta , escolha um  login com no mínimo 4 letras  e procure usar algo próximo ao domínio que esta sendo criado . Nunca use palavras que são usadas nos sistemas dos computadores : Ex. home , setup , down , public , cgi , login , user  e outras que são usadas em um sistema operacional.

Nos seus clientes procure sempre usar os ns de seu domínio principal  ex. ns1.seudominio.com.br e ns2.seudominio.com.br . Não coloque no seus clientes ns com os nomes dos domínios deles . Ex. ns1.seuclientes.com.br .se preferir forneça o dns do principal do servidor,entre em contato como suporte

STATUS DO SERVIDOR

Aqui você terá as informações sobre o status do servidor em real time.

SE VOCÊ FOR VERIFICAR O STATUS DO SERVIDOR E TIVER ALGUM INDICADOR EM VERMELHO, APENAS SE PREOCUPE CASO ALGUM INDICADOR QUE ESTEJA GRIFADO ABAIXO FICAR VERMELHO, OS DEMAIS QUE NÃO ESTEJA GRIFADO NÃO PRECISA SE PREOCUPAR.

  LISTAR CONTAS A função Listar Contas mostra todas as contas no seu sistema de Revenda. Mostra uma variedade de informações detalhadas, incluindo o nome do domínio da conta, o IP, o nome do usuário (login), o email de contato, a localização na partição e a quota de espaço de disco. No final da lista aparece o número total de contas e uma função de busca que lhe permite procurar tipos específicos de contas.

Para listar suas contas:

  1. Clique no link Listar Contas no menu INFORMAÇÕES CONTAS.

  2. Uma lista detalhada de contas no seu servidor é mostrada. Se você necessitar encontrar um subgrupo específico de suas contas, clique num dos radio buttons listados, forneça o critério de busca desejado no campo exibido e clique no botão 

 NOVA CONTA

Aqui você cria as contas de seus clientes em questão de segundos. Você digita o domínio, sem o www, login e digita a senha para este domínio. Aconselhamos a criação de senhas que dificultem ao máximo os programas de rastreamento de senhas, tente sempre alternar entre letras e números, letras maiúsculas e minúsculas, exemplo: Leep_43fEel.

Após criar as contas, anote todas as informações que conter na tela de resposta, principalmente o login e a senha do domínio que você criou, estas informações servirão para você inserir no e-mail de ativação da conta que você irá enviar ao seu cliente.

Caso seu cliente nãoo possuir domínio, pode ser oferecido seu subdomínio, siga o mesmo procedimento acima, apenas alterando o campo domínio, coloque subdominio.seudominio.com.br. Dessa forma será criada uma conta independente. cpanel, ftp e demais caracteristicas independentes

 Não utilize esse painel para criar subdomínios, os mesmos devem ser criados no painel de controle de seu cliente, esse caso apenas se deseja um conta independente (login, senha, email). (http://www.dominio_do_cliente.com.br/cpanel/)

 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: PARA EVITAR PROBLEMAS COM O SERVIDOR NUNCA CRIE CONTAS E LOGO AS EXCLUA. DESSA FORMA O APACHE TRABALHA DE FORMA FORÇADA E PODE FAZER COM QUE O MESMO PARE DE RESPONDER, FICANDO FORA DO AR O SEU SITE E DE SEUS CLIENTES.

SKELETON DIRECTORY Esta opção cria um diretório com o mesmo nome no diretório raiz de sua conta principal de acesso ao servidor. Todos os arquivos inseridos nesse diretório (em suas áreas específicas) serão copiados para a conta de seu cliente no momento que você a ativar.

TERMINAR CONTA Para deletar uma conta do seu WHM, você deve ter certeza antes de deletar. Uma vez deletado não existe a possibilidade de recuperá-lo, então tenha certeza que realmente deseja deletar a conta.

ALTERAR PLANO CONTA Esta opção voce pode mudar as características de determinada, mudando para um outro plano.

VER TRÁFEGO USADO Aqui você pode acompanhar todo o tráfego de uma conta

LIMITAR TRÁFEGO Aqui você altera o trafego de uma conta mudando quanto ele pode de ter de trafego no mês.

SUSPENDER/REATIVAR UMA CONTA

Esta função lhe permite suspender uma conta de um cliente quando necessário, exemplo por falta de pagamento. Todos os arquivos do cliente são preservados, mas ele perde todas as formas de acesso ao servidor e sua página não será mais exibida. Esta função lhe permitirá também voltar ao ar a conta anteriormente suspendida quando o problema que levou a suspensão for resolvido.

MODIFICAR PÁGINA DE SUSPENSÃO Esta função lhe permitirá personalizar uma página HTML, a qual será exibida no lugar do site de seu cliente quando a conta do mesmo for suspensa. 

LISTAR SUBDOMINIOS

Utilize esta opção para habilitar ou desabilitar criação de sub-domínios pelo próprio cliente em uma conta. Você poderá cobrar por este serviço ou oferecê-lo gratuitamente a seus clientes.

NUNCA UTILIZE ESSE PAINEL PARA CRIAR SUBDOMÍNIOS, OS MESMO DEVEM SER CRIADOS PELO PAINEL DE CONTROLE DE SEUS CLIENTES.


THEMES MUDAR WHM THEMES

Você poderá alterar o tema de seu WEBHOSTMANAGER. Ocasionalmente novos temas serão disponibilizados.

  PLANOS ADICIONAR PLANO

Aqui você adiciona seus pacotes de hospedagem.

ANTES DE CRIAR SEUS PACOTES, LEIAM ATENTAMENTE.

  • Package name - Digite o nome do pacote que deseja criar. EXEMPLO: BASICO

  • Quota - Digite aqui o tamanho que será disponibilizado para as contas abertas neste pacote - lembre-se que mesmo que seu cliente não utilize o espaço definido, será diminuido de sua cota, e ficará reservado a disposição do seu cliente. O Valor mínimo deve ser de 20 MB, um número inferior a este, o sistema não funcionará perfeitamente, devido aos arquivos que o sistema cria no FTP de seu cliente no ato da criação da conta. Uma conta de email e criada automaticamente com 10 mb de espaco ,se voce o plano colocar apenas 10 megas somente a conta de email ja ocupou seu espaco.

  • Shell access - DESABILITADO POR MEDIDA DE SEGURANÇA - POR FAVOR, NÃO INSISTA PARA HABILITAR.

  • Max FTP Accounts - Número limite de contas de FTP para os clientes do pacote - ATENCAO SE VOCE COLOCAR (0) SEU CLIENTE NAO TERA ACESSO VIA FTP . Unlimited para contas ilimitadas.

  • Max E-mail Accounts - Número limite de contas de e-mail para os clientes do pacote - ATENCAO SE VOCE COLOCAR ( 0 ) SEUS CLIENTES NAO TERAO CONTAS DE EMAILS. Unlimited para contas ilimitadas.

  • Max E-mail List - COLOQUE O NÚMERO "0" - NÃO OFERECEMOS ESTE RECURSO PARA GARANTIA DE UMA ÓTIMA ESTABILIDADE DOS SERVIDORES DE SMTP - CLIENTES QUE HABILITAREM ESTA FUNÇÃO terão suas contas desabilitadas.

  • SQL Database - Número limite de Banco de Dados disponibilizado ao cliente. Unlimited para contas ilimitadas. Poderá limitar e cobrar taxa adicional por BD criado.

  • Max Sub Domains - Número limite de subdomínios para os clientes do pacote

  • CGI Access - Se você deseja que os clientes deste pacote possam utilizar CGI em seus respectivos domínios, deixe o quadro selecionado.

  • Frontpage Extentions - Se você deseja que os clientes deste pacote tenham as extensões do Frontpage instaladas em seus respectivos domínios, deixe o quadro selecionado.

  • Bandwidth Limit - Digite aqui a quantidade em MB de transferência máxima mensal de arquivos - lembre-se que mesmo que seu cliente não utilize a banda definida para ele no pacote, será diminuído de sua cota, e ficará reservado a disposição do seu cliente

  • Cpanel Theme - Aqui você seleciona o painel de controle dos domínios que serão abertos neste pacote. Aconselhamos que deixem na versão portugues.) q.


APAGAR PLANO

Como o próprio nome diz, é aqui que você apaga os pacotes que você não utilizará mais. Selecione o pacote na caixa de seleção e clique em clique em "Kill".

EMAILS Corrige algum problema na rota de e-mails do domínio que você selecionar.

  • 9 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Related Articles

CPanel/WHM - WHM em português

Para alterar o idioma do seu WHM para português, bastará acessar a página do...

Powered by WHMCompleteSolution