O que é e como configurar o registro DMARC

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance), é um padrão técnico criado com a missão de reduzir as fraudes e os abusos via e-mail, validando as mensagens enviadas e padronizando o modo com que os provedores fazem a leitura e a autenticação dos e-mails recebidos. O DMARC já está sendo difundido e muito utilizado, até mesmo por grandes nomes […]

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance), é um padrão técnico criado com a missão de reduzir as fraudes e os abusos via e-mail, validando as mensagens enviadas e padronizando o modo com que os provedores fazem a leitura e a autenticação dos e-mails recebidos. O DMARC já está sendo difundido e muito utilizado, até mesmo por grandes nomes do mercado, como o Google e a Microsoft.

Para configurar o registro DMARC, é necessário que os registros DKIM e SPF estejam ativos no domínio. Caso não estejam configurados, verifique este link.

O registro DMARC é constituído de diversas tags com funções específicas. No quadro abaixo, você terá uma visão geral das principais tags usadas:

Somente as tags v (versão) e p (política) são obrigatórias. Estão disponíveis três possíveis configurações de política para as mensagens:

  • none: nada é feito. As mensagens afetadas são apenas registradas no relatório diário.
  • quarentine: as mensagens afetadas são marcadas como spam.
  • reject: a mensagem é cancelada na camada SMTP.

Exemplos de registros DMARC

Segue abaixo um exemplo de como seria o registro do DMARC na prática:

Seguem abaixo outros exemplos, com políticas reject e quarantine:

No início, recomendamos utilizar o parâmetro “p=none”. Dessa forma, você irá apenas monitorar os e-mails para descobrir qualquer erro no registro ou nas validações e evitar falsos-positivos. Quando tudo estiver ok, poderá mudar esse valor para “p=quarantine” ou “p=reject”. 

Agora que entendemos o que é o DMARC, vamos configurar o mesmo!

Acesse o cPanel da conta em questão e clique na opção Zone Editor

Ao lado do domínio para o qual deseja inserir o registro DMARC, clique na opção Gerenciar

Faça a adição do registro:

  1. Clique em Adicionar registro
  2. Insira os valores:
    1. Nome: _dmarc.seudominio.com.br.
    2. TTL: 14400
    3. Tipo: TXT
    4. Registro: ”v=DMARC1; p=none; rua=mailto:[email protected]
  3. Clique em Adicionar registro para completar o procedimento.


Se desejar e tiver o acesso, você também pode fazer a adição desse registro de outras formas:

  1. Pelo WHM => Edite a zona DNS do domínio através da opção Home » DNS Functions » Edit DNS Zone 
  2. Por SSH (acesso shell) => Edite o arquivo /var/named/seudominio.com.db com o editor de texto de sua preferência, depois execute o comando: rndc reload
Aguarde 24 horas para propagação do seu dns. Configura se está configurado corretamente e faça validação em: https://dmarcian.com/dmarc-inspector/
  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Configurando o outlook

ara configurar o Outlook 2003, acesse o menu "Ferramentas" e depois a opção "Contas de Email"....

Qual a diferença entre POP3 e IMAP?

Você já deve ter lido muito sobre contas POP3 e contas IMAP, mas nem todos sabem o que isso...

Como ativar SPF e DKIM através do cPanel

A autenticação de email ajuda a evitar spam. O DKIM e SPF tentam equipar mensagens de email com...

Como criar uma conta de email usando cPanel

Acesse o cPanel para criar a conta de email Neste tutorial você vai aprender a criar uma conta...

Como verificar o e-mail com o Mail-Tester

Caso seu e-mail esteja sendo considerado Spam por outros servidores e seus clientes não estejam...

Powered by WHMCompleteSolution